José Augusto Pacheco
(Coordenador do Projeto)
É docente da Universidade do Minho, com doutoramento em Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, tendo publicado diversos livros e artigos em temáticas ligadas ao Desenvolvimento Curricular, à Avaliação e à Formação de Professores.
José Carlos Morgado
É Licenciado em Biologia e Doutorado em Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular. Atualmente, é Professor Associado e Diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de
Educação da Universidade do Minho, Investigador integrado no CIEd e Coordenador do Curso de Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Avaliação. É membro do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e coordena o conselho fiscal da European Association on Curriculum Studies.
Leonor Torres
Docente e investigadora na Universidade do Minho, desde 1991. Doutora em Educação, na área de conhecimento em Organização e Administração Escolar, tem desenvolvido vários trabalhos no domínio da sociologia das organizações educativas (e.g. cultura organizacional escolar, liderança e construção da excelência).
Coordenou o projeto Entre Mais e Melhor escola: A excelência académica na escola pública (PTDC/IVC-PEC/4942/2012), financiado pela FCT. Desempenhou os cargos de Vice-Presidente e de Presidente do Conselho Pedagógico do Instituto de Educação entre 2013 e 2017, sendo atualmente Diretora do Centro de Investigação em Educação da UMinho.
Almerindo Afonso
Sociólogo, Doutor em Educação e Professor da Universidade do Minho. Integrou e integra vários órgãos universitários, associações científicas e conselhos editoriais de prestigiadas revistas académicas. Participou na avaliação institucional de escolas públicas, foi perito num Conselho para Qualidade e Avaliação e colaborou na A3ES. Foi professor visitante no Brasil, Espanha e Cabo Verde, e Visiting Academic na Universidade de Londres. Avaliação Educacional: Regulação e Emancipação é o livro mais referenciado, bem como dezenas de artigos no campo das políticas e da accountability em educação. Recebeu o Prémio Rui Grácio da SPCE/FCG. Foi membro do Conselho Científico para a Avaliação de Professores, Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e conselheiro do CNE.
Joana Sousa
Investigadora do Centro de Investigação em Educação (CIEd), da Universidade do Minho.
Doutorada em Ciências da Educação, na especialidade em Desenvolvimento Curricular, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, com Bolsa de Doutoramento financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/93389/2013).
Tem participado em vários projetos de investigação no âmbito dos Estudos Curriculares e suas relações com outras dimensões, tais como, a Avaliação. Os seus interesses centram-se na Avaliação Externa das Escolas e o seu impacto no currículo. É autora e coautora de capítulos de livros, artigos científicos e comunicações nacionais e internacionais.
Sofia Rodrigues
Licenciada em Desporto e Educação Física, com opção complementar em Desporto de Rendimento, pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Pós graduada em Desenvolvimento Curricular e Avaliação, no Instituto de Educação da Universidade do Minho e Doutoranda em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular, na mesma instituição. Docente no Colégio Dom Diogo de Sousa, desde 2010.
Amilcar Santos
Licenciado em Letras e habilitado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, faz doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular, na Universidade do Minho. É professor da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, publicou artigos, capítulo de livro, orientou iniciação científica e atualmente concilia a investigação em Avaliação Externa de Escolas e Literacia Digital com aulas online.
Eduarda Rodrigues
Licenciada em Educadores de Infância pela Universidade de Aveiro, fez o Mestrado em Ciências da Educação – ramo do Desenvolvimento Curricular e frequenta o doutoramento na mesma área na Universidade do Minho.
Atualmente integra o projeto da FCT “Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino não Superior, em Portugal.
Publicou em coautoria e individualmente capítulos de livros, artigos científicos e apresentou diversas comunicações em seminários nacionais e internacionais no âmbito dos seus trabalhos de investigação.
Natália Costa
Licenciada em Ensino na variante de Português e Inglês. Possui uma
pós-graduação em Administração e Gestão Escolar e um Mestrado em Desenvolvimento Curricular. Encontra-se a concluir Doutoramento em Desenvolvimento Curricular.
Beatriz Maia
Licenciada e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Possui pós-graduação em Desenvolvimento Curricular e Avaliação, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. É Doutoranda em Ciências da Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular, na mesma instituição e desenvolve investigação no âmbito dos estudos curriculares e avaliação.
Helena Queirós
Licenciada em teoria e formação musical pela Universidade de Aveiro e mestre em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho. A avaliação externa de escolas, currículo e ensino especializado da música, são as suas áreas
de interesse de investigação.
Atualmente é professora do quadro do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.
Conceição Lamela
Licenciada em Ensino Básico – 1º Ciclo, pela Universidade do Minho e Mestre em Ciências da Educação – ramo de Administração e Organização Escolar, pela Universidade Católica Portuguesa. Doutoranda em Ciência da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular, na Universidade do Minho, onde colabora, como investigadora, no Centro de Investigação em Educação (CIEd).
Filipa Seabra
(Coordenadora Institucional)
Professora Auxiliar na Universidade Aberta.
Doutora em Ciências da Educação, no ramo do conhecimento de Desenvolvimento Curricular, pela Universidade do Minho, Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa e Licenciada Psicologia pela Universidade do Minho.
Investigadora integrada do LE@D (UAb) e investigadora colaboradora do CIEd (UMinho) e do CIPEM/INET-MD.
Foi perita externa à Inspeção Geral de Educação e Ciência no âmbito da Avaliação Externa de Escolas durante 2 anos.
Susana Henriques
Doutora em Sociologia – especialidade em Educação, Comunicação e Cultura, Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, Licenciada em Sociologia (ISCTE-IUL)
Investigadora do CIES-IUL; LE@D, UAb
Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, onde tem desempenhado cargos de coordenação e gestão.
Perita Externa à Inspeção Geral de Educação e Ciência convidada a colaborar com o processo de Avaliação Externa de Escolas; participação no piloto do 3º Ciclo de Avaliação Externa de Escolas (maio 2018) – desde 2012.
Marta Abelha
Professora auxiliar na Universidade Portucalense e professora auxiliar convidada na Universidade Aberta, com doutoramento em Didática. Tem publicado em co-autoria artigos em revistas especializadas, trabalhos em atas de reuniões eventos e capítulos de livro, em temáticas ligadas à Formação de Professores, Dinâmicas de Trabalho Docente, Desenvolvimento Curricular e Avaliação.
Ana Mouraz
Doutorada em Ciências da Educação. Leciona na Universidade Aberta (Portugal) e é membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção em Educação (CIIE) da FPCEUP, onde coordena o projeto “Migrações Digitais e Inovação Curricular: Ressignificar a Experiência e (Re)Encantar a Profissão Docente Depois dos 50”(REKINDLE+50). Os seus interesses de investigação e publicações têm estado associados aos estudos curriculares, à avaliação, nomeadamente à avaliação das escolas, à formação de professores e à pedagogia do ensino superio.
Isabel José Fialho
(Coordenadora Institucional)
Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Évora (2006). É docente do Departamento de Pedagogia e Educação, desde 1991, e membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE). Tem participado em projetos de investigação nacionais e internacionais, na área da avaliação de escolas, avaliação de aprendizagens, práticas inclusivas e sucesso académico. Participa, como perita externa, no programa de Avaliação Externa das Escolas (IGEC) e no acompanhamento de escolas com Programa TEIP, integrou o grupo de trabalho para o 3.º ciclo da avaliação externa das escolas, em Portugal e apoia processos de autoavaliação em diversas escolas/agrupamentos.
José Saragoça
Doutor em Sociologia. Leciona predominantemente nas áreas da Sociologia da Educação e da Sociologia Prospetiva. Preside à Assembleia de Escola da ECS-U.Évora e é Diretor do Curso de 1.º Ciclo em Sociologia da UÉ. É perito externo da IGEC no Programa de Avaliação Externa das Escolas, desde 2013, tendo sido convidado para fazer parte do estudo piloto do 3.º ciclo de avaliação externa de escolas (maio 2018) e integrar a 1.ª avaliação de escolas com o novo referencial, em maio de 2019. Integrou e integra projetos de investigação apoiados pela FCT – no domínio da educação e desenvolvimento e da avaliação externa de escolas. Coordenou projetos de avaliação da formação e avaliação da formação de professores realizada por centros de formação de associação de escola.
Ana Paula Correia
Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Évora (2016). É docente do ensino secundário, desde 1985, com experiência em cargos de gestão e de coordenação de projetos. É também docente colaboradora da Universidade Aberta, desde 2007, no Curso de Profissionalização em Serviço e formadora nas áreas da supervisão pedagógica e avaliação de desempenho de docentes e avaliação de escolas. É investigadora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE), desde 2015, com participação em projetos de investigação, na área da avaliação de escolas, e em equipas multifacetadas. É autora e coautora de diversas publicações (capítulos de livros, artigos em revistas nacionais e estrangeiras), no domínio da Educação.
Maria José Silvestre
Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora (2013), é docente dos ensinos básico e secundário e investigadora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UÉ) da Universidade de Évora. Foi Professora Auxiliar Convidada da Universidade do Algarve, em 2014/2015. Desempenhou diversos cargos de administração e gestão escolares. É autora e coautora de artigos em revistas com arbitragem científica e de capítulos de livros, no domínio da Educação. Tem participado em projetos de investigação nacionais e internacionais, na área da avaliação de escolas, avaliação das aprendizagens, trabalho docente colaborativo e sucesso académico, áreas nas quais é formadora de professores (Formação Contínua).
Sónia Gomes
Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Évora (2015). É docente dos ensinos básico e secundário, desde 2000 (atualmente professora de educação especial, mas, por 18 anos, professora de matemática), com experiência na gestão/coordenação de projetos e de equipas de trabalho bem como na gestão e administração escolar. É investigadora do CIEP-UÉ desde 2015, com participação em projetos de investigação e em equipas multifacetadas. É autora e coautora de diversas publicações no domínio da Educação.
Carina Duarte
Licenciada em Ensino Básico – 1º Ciclo pela Escola Superior de Educação de Portalegre; Mestre em Ciências da Educação: Administração e Gestão Educacional e doutoranda do curso de Ciências da Educação da Universidade de Évora. Colabora com o CIEP – Centro de Investigação de Educação e Psicologia da Universidade de Évora, como investigadora.
José Alfredo Eduardo
Professor há 18 anos, Mestre em Desenvolvimento Curricular pelo Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED-Huíla), especialista em Linguística e Ensino da Língua Portuguesa pelo ISCED-Luanda, docente do ISCED-Sumbe e do Instituto Superior Politécnico de Porto Amboim (ISUP), Supervisor Pedagógico; Doutorando da Universidade de Évora, curso de Ciências de Educação.
Marcelo Alves Coppi
Graduado em Ciências Biológicas (2010) pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em Educação Ambiental (2011) e em Docência Superior (2012) pela FGF (Faculdade Integrada da Grande Fortaleza), especialista em Neurociência aplicada à Educação (2015) pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), mestre em Educação (2016) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorando em Ciências da Educação pela Universidade de Évora.
Ana Martins de Ataíde
Docente do Ensino Básico e Secundário de Biologia e Geologia. Com licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia, Componente Curricular do Mestrado em Ciências da Educação – Avaliação Educacional, Doutoranda em Ciências da Educação. Coordenadora TEIP, representante do Agrupamento no Centro de Formação Ordem de Santiago e elemento da Secção de Avaliação de Desempenho Docente, do Conselho Pedagógico.
Maria Helena Perdigão Bruno
Professora de Português do ensino básico e secundário. Licenciatura em Ensino de P/F. Pós-graduação em Avaliação Educacional. Pós-graduação em Supervisão pedagógica. Mestranda (2º ano do curso de Mestrado em Supervisão Pedagógica na Universidade de Évora). Supervisora dos exames no Instituto de Avaliação Educativa. Formadora no IAVE e no Centro de Formação Beatriz Serpa Branco. Avaliadora Externa.
Ana Margarida Palmela de Almeida Lopes
Licenciada em Ensino Básico (2º ciclo) na Variante Matemática/ Ciências Naturais, pelo Instituto Superior de Educação e Ciências. Coautora dos projetos de Ciências Naturais (5º e 6º ano), 100% Vida da Texto Editores. Mestranda em Ciências de Educação: Supervisão Pedagógica na Universidade de Évora.
Sílvia Maria Rosado Nogueira
Licenciada em Ciências da Informação e Documentação e Mestranda em Ciências da Educação – Administração, Regulação e Políticas Educativas pela Universidade de Évora Assistente técnica na Repartição de Tecnologias Educativas e Qualificação (RTEQ) da Direção de Formação/Comando do Pessoal do Exército Português.
Armando José Alves Cotrim
Licenciado em Ensino de História pelo Universidade de São Tomé e Príncipe, Pós-graduado em Inspecção Escolar pela Universidade Évora, Mestrando em Ciências de Educação: Administração, Regulação e Políticas Educativas pela Universidade de Évora. Inspector Superior de 3ª classe na Inspecção Geral da Educação de São Tomé e Princípe, exerceu o cargo de Inspector Geral da Educação entre 2017 e 2019.
Carlos Manuel Folgado Barreira
(Coordenador Institucional)
Professor Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde desenvolve atividades de investigação e ensino no domínio da avaliação educacional. Tem participado no programa de Avaliação Externa de Escolas e em diferentes projetos nacionais e internacionais. É membro integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e autor ou coautor de diversas publicações no âmbito da avaliação de escolas.
Maria da Graça Amaro Bidarra
Professora Associada da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde desenvolve atividade de investigação e ensino no domínio da psicologia da educação. Tem participado em diferentes projetos de âmbito nacional e internacional e integrado equipas de Avaliação Externa de Escolas em Portugal e desenvolvido alguns estudos e publicações neste domínio, bem como diversos trabalhos na área da psicologia da educação.
Piedade Vaz-Rebelo
Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências Educação da Universidade de Coimbra. Doutorada em Psicologia, na especialidade de Psicologia Pedagógica pela mesma instituição, tem desenvolvido trabalho de docência e investigação nas áreas da formação de professores e da psicologia da educação, nas quais tem várias publicações. Tem participado em projetos nacionais e internacionais e integrado equipas de Avaliação Externa de Escolas em Portugal.
Valentim Rodrigues Alferes
Professor Auxiliar com Agregação da Faculdade de Psicologia e de Ciências Educação da Universidade de Coimbra onde desenvolve atividade de investigação e docência nos domínios da metodologia da investigação científica e psicologia social, nos quais possui várias publicações. Tem participado em diferentes projetos e em alguns estudos no domínio Avaliação Externa de Escolas em Portugal.
Georgina Lopes
Professora no Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste e está a desenvolver a tese de doutoramento no âmbito da Avaliação Externa de Escolas na Faculdade de Psicologia e de Ciências Educação da Universidade de Coimbra.
Pascoal Albuquerque
Professor de disciplinas da área da informática na Escola Avelar Brotero em Coimbra e encontra-se a desenvolver a tese de doutoramento no âmbito da Avaliação Externa de Escolas na Faculdade de Psicologia e de Ciências Educação da Universidade de Coimbra, sendo colaborador estrangeiro do Grupo de Pesquisa em História da Educação Contábil da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil.
Catarina Amorim
Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia e está a desenvolver a sua tese de doutoramento no âmbito da autoavaliação das escolas de ensino artístico em Portugal na Faculdade de Psicologia e de Ciências Educação da Universidade de Coimbra. É também investigadora no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra.
Ana Teresa Castilho
Estudante do mestrado em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências Educação da Universidade de Coimbra e encontra-se a desenvolver o seu estágio curricular na Inspeção Geral de Educação e Ciência no âmbito da avaliação nas escolas de ensino artístico.
Carolina Azinheira
Estudante do mestrado em Ciência da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências Educação da Universidade de Coimbra e encontra-se a desenvolver o seu estágio curricular na Inspeção Geral de Educação e Ciência no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.